quarta-feira, 26 de maio de 2010

Novo Título Do Blog

Alguém deve ter reparado que alterei o título deste blog, de "Variados" para "Fala Sério!. Fiz isso porque me identifiquei mais com este, por achar que dá uma proximidade maior com os leitores. E, já que muitos dos temas de que trato aqui são polêmicos, senti que esta expressão tem mais a ver. Afinal, não é justamente isso que pensamos dos absurdos que vemos diariamente por aí? Admito que a inspiração veio da escritora Thalita Rebouças, de quem sou fã, e que tem, em vários dos seus livros, esse termo no título. Mas essa foi a única coisa que mudou. A temática deste espaço continua a mesma. E esse nome será definitivo. Prometo não mudar mais.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Contagem Regressiva

E se aproxima o dia de estreia da Copa do Mundo de Futebol. Mas, como não poderia deixar de ser, durante vários dias antes já se criam polêmicas em torno do assunto. Discute-se que jogador será escalado, por que este, e não aquele. Esse ano, a desaprovação da escalação do técnico Dunga foi, praticamente, unânime. A decepção foi geral. Porém, isso à parte, o que eu estou tratando aqui, é da extrema importância que as pessoas dão ao dito campeonato. Quando sua época se aproxima, não se fala de outra coisa. É como se os inúmeros problemas que o país vem enfrentando sumissem de vez. E por um período longo de tempo. Sei que muitos vão ser contra o que escrevo neste post, mas para isso, existe a liberdade de expressão. Pode até parecer que não estou nem aí, mas que fique bem claro que, o que me incomoda são coisas que deixam as pessoas alienadas. Óbvio que devemos torcer, vibrar, mas que isso não seja uma prioridade. Por exemplo: se pensar em ligar a tv ou o rádio, todos os programas, é só o que se ouve falar. Não adianta querer passar batido. E vou mais fundo - por que será que, tanto a copa quanto as olimpíadas sempre se dão em ano eleitoral? Esta última, inclusive, na mesma época da propaganda partidária? É lógico que acaba desviando a atenção, né? Se o Brasil sai vencedor, que ótimo. Vamos todos nos encher de orgulho. Agora, sejamos práticos, o que mudará em nosso futuro? E o candidato que será eleito por nós, que ficará no poder por 4 anos? Ainda que eu seja uma das poucas pessoas que se manifeste a esse respeito, tenho certeza que alguém há de concordar comigo.

sábado, 22 de maio de 2010

Participando do projeto Janela Literária, que se deu no início deste mês, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, onde construí este blog, foi proposto a mim e aos colegas que criássemos uma história, cujo início nos seria dado. Cada um de nós tinha sua numeração, a data de envio e o e-mail para este fim. Éramos em 13 ou 14 pessoas, e, para que pudéssemos dar continuidade à história(da qual, posteriormente, seria feito um vídeo), teríamos que acompanhá-la diariamente através do blog www.o-literario.blogspot.com. O prazo que eu tinha para entregar minha parte se aproximava, e eu preocupada porque cada vez que o acessava, continuava tudo na mesma. Pensei: será que ninguém escreveu? Enfim, continuei por mim mesma. E não é que, além de mim, só havia uma participação? Fiquei espantada! Pensei: que falta de interesse dos demais! Mas quem sou eu pra julgar? Fato é que, mesmo não tendo conseguido acompanhar o raciocínio do colega, consegui dar sequência à história. Nem parece que foi feita separadamente. Fiquei muito feliz com o resultado. Acompanhem abaixo:





Era uma tarde nublada de outono, daquelas entediantes, cujas horas custam a passar. Parecia até que os ponteiros do relógio estavam de gozação comigo. Foi aí então que resolvi abrir um livro que estava dormindo em uma prateleira qualquer. Comecei a passar os olhos despretensiosamente pelas palavras. De repente elas foram tomando sentido e quando vi estava completamente absorvido pela história que aquele livro me contava… Seu enredo discutia a importância da leitura no sistema educacional. Abordava um variado tema de métodos, na busca de cultivar o hábito da leitura. Incentivando o gosto saudável pelas artes das letras. Seus estilos diversificados nos meio de comunicações, tais como revistas, jornais, livros, documentos e mesmo no mundo virtual, seu uso é constante, pois imprime as mais diversas formas. Como a leitura permite mexer com o imaginário, lembrei do primeiro livro que realmente gostei de ler, uma obra, cujo nome e autor ainda recordo, o livro era do falecido Érico Veríssimo com o título “As aventuras de Tibicuera”. Acredito que a partir desse momento, minha forma de pensar mudou e comecei, realmente, a entrar no mundo agradável da leitura, viajando por mundos da fantasia, da História, geografia, ciência e tantas outras formas de receber informações sem sair do meu quarto. Parecia que eu era um daqueles personagens, que havia entrado no livro. Como se já conhecesse todos os outros. Esqueci-me completamente de que era uma simples história. Como se, naquele momento, o mundo todo parasse à minha volta. Havia perdido a noção do tempo. Ah, como eu desejei que aquilo não terminasse. O que seria de mim. Voltaria ao mundo real. Ou mergulharia novamente em outra história que me cativasse. Que bom seria se a vida lá fora fosse assim! Mas a realidade é outra, muito mais cruel e desumana. Enfim, após tanto refletir, cheguei à seguinte conclusão: vou aproveitar a vida, pois passa muito rápido e, quando vemos, já desperdiçamos várias oportunidades. E comecei a fazer tudo que tinha vontade, a não levar a vida tão a sério, a ser mais alegre, curtir com os amigos. Tudo isso sem jamais esquecer as responsabilidades, o que é certo ou errado. Tornei-me uma pessoa bem diferente. Mais leve, de bem com a vida. Aprendi que temos que conviver com as imperfeições. Que não se pode mudar o mundo, embora cada um de nós possa fazer a sua parte para melhorá-lo. E que, quem não aceita as coisas como são, acaba se isolando e termina completamente sozinho, triste, sem alguém com quem contar. E todos, precisamos um do outro, com suas qualidades e seus defeitos. Pois cada um pensa de uma forma e todos, estamos aqui pra evoluir...

Dia do Abraço

Estou aqui pra falar sobre o que se comemora hoje: o DIA DO ABRAÇO. Uma data tão bonita e ignorada pela maioria. Eu mesma confesso que desconhecia esse fato até há pouco. Mas soube há tempo de vir escrever aqui. Afinal, não poderia deixar passar em branco, sem mencionar a importância desse gesto tão especial e valoroso dado entre as pessoas que se querem bem. Inúmeros podem ser os significados do abraço. Podemos dá-lo quando saudamos alguém, como forma de felicitações em uma data especial, em um pedido de desculpas, ou por um motivo ainda mais importante: demonstrarmos nossos sentimentos, o quanto gostamos do outro, que sentimos sua falta quando nos está longe. Também, quando queremos protegê-lo de algum mal, consolá-lo para que desabafe suas mágoas e não sofra mais. Através do abraço, conseguimos passar nossas energias à pessoa. Notamos quando é sincero, puro, emotivo. Portanto, neste dia, não deixe de abraçar quem está perto de vc. Vc o fará feliz e só terá a ganhar. Feliz Dia do Abraço a todos vocês.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vacina Contra A Gripe A

Nessa semana, entramos na última etapa da campanha de vacinação contra a Gripe A, que teve seu início em 08 de março último. Desde então, muitos boatos circularam por aí, deixando a população um tanto temerosa e cheia de dúvida a respeito. Algo que era para ser tão simples, imunizar as pessoas contra esse terrível mal que, desde o ano passado, tirou a vida de tanta gente. Quisera que pudéssemos nos prevenir de todas as inúmeras doenças existentes no mundo. Quantas vidas, aí, seriam poupadas. Mas criou-se uma polêmica tão grande em torno disso. Até e-mails nos foram enviados avisando para tomarmos cuidado, pois, sendo a vacina feita com o próprio vírus, poderíamos adquiri-lo. Inclusive salientaram outras doenças que poderiam surgir, como um certo tipo de paraplegia nas pernas, fato este que há muito já se ouvia falar ser causado também por outras vacinas. Claro que, especialistas deram várias explicações acerca deste assunto, mas muitos preferem não arriscar. Não é de hoje que há, entre as pessoas, esse receio, razão pela qual a meta de pessoas vacinadas fica sempre abaixo do previsto, tendo os prazos prorrogados para irem aos postos de saúde se prevenirem. Ouviu-se também que, aqueles que já foram portadores desta Gripe, não precisaria se vacinar e, por isso, acabei por não fazê-lo. Peço a Deus que não me arrependa mais tarde.

domingo, 9 de maio de 2010

Homenagem Às Mães

Ser mãe...É estar sempre ao lado do filho
Mostrando o certo e o errado
Apoiando-o, ouvindo seus desabafos
Fazendo o possível e o impossível
Dizer não, quando preciso
Defendê-lo de tudo e de todos
Perdoar seus erros
Estar sempre pronta para recebê-lo
Se doar por inteiro
Sem nada exigir em troca
Abençoadas sejam todas as mães
Anjos em forma de gente
Que nos deram a vida e fazem tanto por nós
FELIZ DIA DAS MÃES!!! Em especial à minha mãe, Margareth Inês Südikum Gomes, que tanto amo e admiro. Minha gratidão eterna.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Por Um Mundo Melhor

As pessoas estão acostumadas demais com o mundo em que vivem. E, por esse motivo, nada fazem para melhorá-lo, a não ser, reclamar. Queixam-se do governo, mas se omitem quando o assunto é política. Não acompanham as propostas dos candidatos e, sequer lembram em quem votaram nas últimas eleições. Ficaram revoltadas com as enchentes, põem a culpa na prefeitura, mas não pensam duas vezes em jogar lixo na rua, ignorando o fato de que isso entope os bueiros. É muito fácil responsabilizar alguém pelos nossos erros. Se cada um de nós fizer a sua parte ao invés de ficar se lamentando, será muito mais fácil conviver. O mínimo que seja. Basta agirmos com consciência. E já estaremos contribuindo por um mundo melhor.

Comunicação

E, para estre na vida de ar esse blog, nada melhor do que um assunto considerado fundamental na vida de todos nós: a comunicação. Está em nosso dia a dia, em tudo o que realizamos, na relação com o próximo, na troca de informações. Inclusive sem a necessidade de um diálogo (através de TV, rádio, jornais, internet, etc.). Atualmente, na era da tecnologia, facilitou bastante esse nosso contato com as pessoas. Através do mundo virtual, podemos nos comunicar com quem e onde quisermos, não existe distância que impeça. Sem falar nas notícias, que chegam até nós bem mais rápido. Tudo o que fazemos é um modo de nos comunicarmos com alguém. Um simples bom dia que damos a um desconhecido que encontramos, as orações que fazemos pra pedir ou agradecer. Já dizia o "Velho Guerreiro": Quem não se comunica, se trumbica.