quarta-feira, 23 de junho de 2010

1º Fórum Permanente Do Livro E Da Literatura

Aconteceu nesta quarta-feira, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. Eu adorei participar. Éramos 12 pessoas, em uma roda, onde debatemos sobre literatura, música e a importância de ambas, do incentivo à cultura. Para mim, essa troca de experiências, onde cada um dá sua opinião, expõe seus trabalhos, está sendo fundamental. Essa convivência com pessoas com interesses afins. E, o melhor de tudo, é que tais encontros serão contínuos, toda 3ª quarta-feira do mês. Aliás, quem tiver interesse em participar, o próximo será no dia 21/07, às 18h30min., na biblioteca supra. Eu recomendo.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Leis De Trânsito

Nesse final de semana que passou, completou-se 2 anos da Lei Seca, no Brasil. Aí foi feito um levantamento, após um ano da lei ter entrado em vigor, e ficou provado que o número de acidentes no trânsito fora reduzido. Que ótimo! Mas não é isso que queremos, e sim, que tais acidentes não mais existam, o que parece estar longe de acontecer. Há 12 anos atrás, passou a vigorar o Código de Trânsito Brasileiro, com várias leis a serem cumpridas por motoristas e pedestres. Por exemplo: sempre usar o cinto de segurança; parar o carro na faixa de pedestres, e estes não atravessarem fora dela; ter as duas mãos ao volante; não se distrair falando ao celular, e por aí vai. E, como toda lei, só funciona bem nos primeiros dias. Depois disso, muitos passam novamente a ignorá-las, achando que com eles jamais acontecerá algo. E se dão mal. Afinal, quantos acidentes fatais vemos por aí, nos jornais e noticiários. Muitas vezes, o assassino vitima a própria família, ou acaba se suicidando, por pura imprudência. E pensar que poderia ter-se evitado tantos desastres. Se as pessoas fossem mais conscientes do risco que correm, nem se precisaria criar leis. Bastaria usar o bom senso. Pra que a pressa de chegar a algum lugar se, numa dessas infrações, esse destino pode nunca ser cumprido?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Momentos

Nesse último final de semana, comemorei, aqui em casa, junto aos amigos e familiares, meu níver, em ritmo de festa junina. Estava tudo muito lindo. Todos se divertiram e elogiaram a festa e a organização. Confesso que, algumas vezes, cheguei a me emocionar com as pessoas que chegavam, por todo carinho que demonstravam por mim. Foi muito importante. Nem consigo explicar o que senti, após ter esperado tanto por esse dia. Não tem preço. Que bom poder usar esse espaço pra expressar meus sentimentos, dividi-los com vcs. Já que, pessoalmente, muitas vezes, há dificuldade em demonstrá-los. Pelo menos, pra mim. Só tenho a agradecer a todos que compareceram e contribuíram para tornar esse dia especial.

sábado, 5 de junho de 2010

Reflexão

Está faltando menos de uma semana para eu completar três décadas de vida. Paro, então, pra pensar sobre tudo que me aconteceu até aqui. Obstáculos que enfrentei, pessoas que conheci, momentos bons e ruins. Passei por barreiras nada fáceis, praticamente desde o meu nascimento. Venci todos os preconceitos. Mas como ninguém pode fugir do seu destino, cada um de nós passa por aquilo que tem que passar. Os tombos que levei contribuíram, e muito, para o meu crescimento. Afinal, estamos neste mundo para vencer. Porém, nada nos vem de mão beijada. Se não houvesse dificuldades seria monótono e sem graça. O que conseguimos com nosso esforço tem muito mais valor. Devemos lutar por aquilo que almejamos. Mas com dignidade, sem prejudicar o próximo. E isso, durante a nossa vida inteira. Ora errando, ora acertando, mas sempre aprendendo uns com os outros. Juntos, em uma mesma direção.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Semana Do Meio Ambiente

E já estamos na semana do meio ambiente, a ser comemorado em 05/06. No decorrente, são feitas várias campanhas de conscientização para preservá-lo. Porém, passada a época, a maioria já nem se recorda do que lhe fora ensinado a respeito. Ou pior, sabem que o que fazem é errado, mas ignoram e continuam agindo da mesma maneira. Com a desculpa manjada de que "todos fazem assim", "por que vou cuidar se os outros estragam" e tantos blablablás a mais, não percebem que, com tudo isso, os maiores prejudicados somos nós mesmos. Poluindo o ar que respiramos, a água que bebemos, cortando as árvores que nos fornecem frutos e sombra. E são justamente aqueles que mais reclamam das consequências, que foram os grandes causadores de tais danos. Entrtanto, nem assim aprendem. Agem por instinto, por "esporte", dando um péssimo exemplo a seus filhos, que continuam atuando do mesmo modo, se achando os tais. Gente, sejamos razoáveis. A quem estamos beneficiando com tudo isso? Porque a nós mesmos não é. Imaginem como seria mais prazeroso andar pela cidade limpa e bem cuidada. Apesar de estarmos na semana do meio ambiente, não é só aí que devemos zelar por ele, mas todos os outros dias do ano, sem exceção.