segunda-feira, 21 de junho de 2010

Leis De Trânsito

Nesse final de semana que passou, completou-se 2 anos da Lei Seca, no Brasil. Aí foi feito um levantamento, após um ano da lei ter entrado em vigor, e ficou provado que o número de acidentes no trânsito fora reduzido. Que ótimo! Mas não é isso que queremos, e sim, que tais acidentes não mais existam, o que parece estar longe de acontecer. Há 12 anos atrás, passou a vigorar o Código de Trânsito Brasileiro, com várias leis a serem cumpridas por motoristas e pedestres. Por exemplo: sempre usar o cinto de segurança; parar o carro na faixa de pedestres, e estes não atravessarem fora dela; ter as duas mãos ao volante; não se distrair falando ao celular, e por aí vai. E, como toda lei, só funciona bem nos primeiros dias. Depois disso, muitos passam novamente a ignorá-las, achando que com eles jamais acontecerá algo. E se dão mal. Afinal, quantos acidentes fatais vemos por aí, nos jornais e noticiários. Muitas vezes, o assassino vitima a própria família, ou acaba se suicidando, por pura imprudência. E pensar que poderia ter-se evitado tantos desastres. Se as pessoas fossem mais conscientes do risco que correm, nem se precisaria criar leis. Bastaria usar o bom senso. Pra que a pressa de chegar a algum lugar se, numa dessas infrações, esse destino pode nunca ser cumprido?

2 comentários:

  1. A conscientização parte de elementos muito profundos. Apenas demonstrar os perigos de não cumprir as leis de trânsito não basta. Precisa existir uma mudança total na mentalidade dos brasileiros, de forma que percebam a importãncia das leis e regras. Aqui é comum o "jeitinho" de burlar normas, desde furar filas a se embriagar e dirigir. Educação é necessária!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado, amiga. Concordo plenamente. Obrigada pela participação. A ideia é justamente essa. Debater os assuntos colocados aqui, ou complementá-los. Ah, e aceito sugestões tbm. Obrigada por ser minha seguidora. Seja bem-vinda!

    ResponderExcluir